Paris: a capital da República Françesa, antes chamada de "Lutezia Parisiourum" pelos antigos romanos, hoje é a cidade mais populosa da França, principal cidade da região "Ilha da França" e depois de Berlin, Londres, Madrid e Roma é a quinta maior cidade da União Europea.
Cada ano a cidade recebe 28 milhões de turistas e por tal motivo é a cidade mais visitada no mundo.
Segundo a revista The Economist é a cidade mais cara do mundo.
A unica cidade que é gemelar com Paris em modo reciproco e exclusivo é Roma.
Giverny: "Porta da Normandia", bem nos limites da "Ilha da França", Giverny se tornou famosa quando Claude Monet morou ali. A casa do artista atualmente é um museum intimo, com as suas cores preferidas. Extraordinários jardins, com lagos e a ponta em estilo japonês.
Rouen: O monumento mais famoso da cidade ( dita "Seine-Maritime") é a catedral de Notre-Dame. O centro histórico tem muitas casas, igrejas antigas e estradas. A atmosfera da cidade faz parte do romance de Madame Bovary, onde a S.ra Bovary chega aqui a cada quinta-feira para encontrar o seu amante Léon.
Jumièges: a cidade de Jumièges antes era apenas uma aldeia, mas quando São Filiberto no 654 construiu uma abadia rapidamente se tornou uns dos maiores centros religiosos da Normandia.
Durante a Revolução foi vendida e utlizada como uma pedreira. Mas no 1800 começou peregrinação de tantos visitadores até mesmo de Victor Hugo, atraidos pela atmosfera romantica das ruínas.
La Havre: a maior cidade da Normandia, antigo porto desde a Idade Média, se tornou importantissima 1700. Destruida durante a Segunda Guerra Mundial, foi reconstruida pelo arquiteto Auguste Perret. Desde o 2005 é considerada patrimonio da UNESCO.
Nessun commento:
Posta un commento